Em Janeiro, começamos a escrever o guião para o nosso filme que irá ser produzido no 3º período, tendo conseguido escrever cerca de 12 actos. Nesses actos, elaboramos as falas das personagens, a descrição dos cenários e gestos das personagens. As partes mais importantes do guião já estão escritas e agora falta-nos escrever as partes mais secundárias.
Para uma melhor realização do filme tivemos uma “reunião” com um técnico especializado na área de Audio/Visual que nos explicou as nossas limitações, todo o material que necessitávamos de arranjar e técnicas de filmagens relativamente à iluminação e som.
Basicamente, o material que necessitamos é uma câmara, um ou dois microfones do tipo overhead e os cabos para ligar o microfone à máquina. Os materiais irão ser fornecidos, respectivamente, pelo avô da Sofia, maestro José Manuel Marques da Sociedade Filarmónica Vizelense e pelo pai da Sofia.
Antes de termos a tal reunião com o técnico não sabíamos que tipos de microfones precisávamos de utilizar para obter um bom som. Verificamos então que necessitávamos de arranjar os overheads que são microfones que captam o som a uma amplitude maior que os outros normais. Talvez usaremos um cabo de vassoura com o microfone colado numa das pontas, já que não somos profissionais e temos as nossas limitações, ou então usaremos o suporte do microfone. Estes microfones, para além de terem uma melhor captação do som, evitam ruídos do exterior como o vento, por exemplo. Mesmo assim, antes de se gravar temos que fazer alguns testes de som. Se o ruído do vento permanecer deveremos colocar uma esponja à volta do microfone.
Os cabos irão ser precisos para podermos captar o som e a imagem em tempo real porque se gravássemos por exemplo, o som num minidisc depois iríamos ter muito trabalho a fazer a sincronização do som com a imagem, correndo o risco de não ficar completamente certo.
Em relação à iluminação, o técnico Ricardo aconselhou-nos a gravar em sítios bem iluminados, com atenção a nenhuma lâmpada estar direccionada na cara de algum “actor”, para não ficar muito branca ou amarela e se isso acontecer, poderemos colocar papel vegetal nas lâmpadas. Disse-nos também que se tivermos a gravar num sítio com paredes brancas para direccionarmos uma luz para a parede para a luz ser reflectida por toda a sala, já que o branco é um bom reflector.
Pensamos que temos adiantado bastante trabalho e tencionamos começar a gravar nas próximas semanas as cenas mais importantes, para iniciar a produção do trailer, com apresentação marcada para dia 19 de Março.
No fim deste mês de Janeiro, constatamos que ainda nos falta concluir a escrita do guião, escrever as cartas de solicitação de cenários pretendidos para o filme e inicializar as filmagens para utilizar no trailer.
Concluímos assim que o nosso trabalho neste mês foi bastante produtivo para a finalização do nosso filme.
P.S: Deixamos aqui um pequeno excerto de um dos actos do nosso guião:
· Rodrigo: Já disse que não sei….eu tive na cama com a Tânia. Sim, é verdade!
· Tânia: Primeiro tínhamos só uma relação prostituta-cliente, mas depois as coisas foram-se tornando diferentes….
· Rodrigo: …ficaram sérias ao ponto de nos apaixonarmos.
· Tânia: Na noite do crime eu e Rodrigo estávamos na cama quando ouvimos alguém a chegar….
· Rodrigo: ….ficamos muito atrapalhados porque só podia ser a Isabel…
· Tânia: …escondi-me no guarda-roupa e o Rodrigo fez que estava a acordar, beijou Isabel e saiu
· Rodrigo: …saí e dirigi-me ao banco, tinha lá uns negócios pendentes…
· Tânia: Pouco mais de 5 minutos, ouvi Isabel a preparar-se para o banho e pensei em sair do guarda-roupa, mas foi aí que ouvi alguém a entrar em casa e fiquei onde estava. Primeiro pensei que fosse o Rodrigo que se tinha esquecido de algo, mas depois ouvi o disparo de uma arma e não consegui distinguir quem era….Só tentei chamar o 112 o mais rápido possível.
· Rodrigo: Eu não sou assassino! (grita)
Tânia: Oiça, nós nunca mataríamos a Isabel, ela era minha amiga.
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