sexta-feira, 19 de março de 2010

Trailer do documentário

Aqui fica um breve excerto daquilo que será o nosso documentário. No 3º Período tentaremos essencialmente aprofundar e melhorar o nosso trabalho.

domingo, 14 de março de 2010

Avepark


O Avepark é o parque de ciência e tecnologia de Guimarães, pertencente à Rede Internacional de Parques de Ciência e Tecnologia (IASP), implantado perto da vila das Caldas das Taipas, mais concretamente na freguesia de Barco, no Concelho de Guimarães, Portugal, a cerca de 8 km do centro da cidade.

Os sócios deste parque são:
.: Câmara Municipal de Guimarães - 51 %
.: Associação do Parque de C&T do Porto - 15 %
.: Universidade do Minho - 15 %
.: Associação Industrial do Minho - 15 %
.: Associação Comercial de Guimarães - 4 %

€ 9.061.312 foi o dinheiro investido na construção deste parque.
Este parque foi inaugurado no dia 6 de Setembro de 2008, quando já estava a fase de instalação inicial quase concluída.
Em parceria com a Universidade do Minho, ir-se-á instalar, no âmbito de uma candidatura efectuada à União Europeia, o Instituto Europeu de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, primeiro Centro Europeu de Excelência em território nacional, assim como o Instituto de Nanotecnologias, Nanomodelação e Nanofabricação este ao abrigo de um acordo de cooperação entre as universidades do Minho, de Aveiro e da Nova de Lisboa, e a sua sede permanente será no Avepark.
Será ainda criada a Associação Spinpark, como um centro de incubação de base tecnológica, numa parceria entre a Universidade do Minho, o Avepark e a Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto.
O Avepark será ainda, uma das entidades envolvidas num acordo de cooperação entre o estado português e a Universidade do Texas.
Já foi feita a instalação de algumas empresas e prevê-se que, num prazo de 10 a 15 anos, sejam criados 4000 novos empregos, e se instalem 200 empresas.

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)

As áreas prioritárias de investigação previstas para o INL são as aplicações da nanotecnologia à qualidade alimentar e do ambiente, à nanomedicina, tanto no que respeita a meios de diagnóstico como de tratamento, e incluem também sistemas de nanoelectrónica.
O novo laboratório conta com um Conselho Científico internacional que integra Heinrich Rohrer, Prémio Nobel da Física 1986 precisamente por trabalhos no domínio da nanotecnologia quando trabalhava nos laboratórios da IBM em Zurique, outros investigadores que dirigem laboratórios em prestigiadas instituições na Alemanha e nos Estados Unidos da América (EUA), nomeadamente no Instituto Max-Plank na Alemanha, no Centro Conjunto de Investigação da União Europeia, no Laboratório Nacional de Brookhaven em Nova Iorque, na University of Southern California e na University of Pennsylvania, e Mihail Roco que na National Science Foundation trabalhou na concepção da Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos EUA, aprovada em 2004.

Na sequência de convites endereçados a três das mais destacadas empresas projectistas internacionais de laboratórios de nanotecnologia, foram aprovadas em 27 de Julho de 2007 as propostas apresentadas por duas delas para Estudos Prévios das instalações e do futuro campus do INL. Estes Estudos Prévios foram desenvolvidos concorrencialmente pelas duas empresas seleccionadas até ao final de 2007, ao que se seguiu a selecção da melhor proposta e a passagem para a fase de desenvolvimento do projecto e preparação do concurso da 1ª empreitada de construção.





No dia 18 de Janeiro de 2008, no âmbito da XXIII Cimeira Luso-Espanhola e depois de concluído o processo de aprovação do estatuto do INL por tratado entre os dois países aprovado nas respectivas assembleias parlamentares, foi assinado em Braga, no próprio terreno das futuras instalações do INL e com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, do Presidente do Governo de Espanha, José Luis Zapatero, e dos vários ministros que integraram as delegações dos dois países na referida Cimeira, o Acordo de Sede entre a República Portuguesa e o INL, o qual veio a ser aprovado pela Assembleia da República em Junho de 2008.

Este acordo estabelece as imunidades e privilégios do Laboratório e das pessoas a ele associadas, enquanto organização científica com enquadramento legislativo internacional. Na altura foi também apresentada publicamente a maqueta das instalações a serem construídas.

No dia 11 de Março de 2008, foi lançado o concurso internacional para a 1ª empreitada de construção do INL, envolvendo demolições, fundações, estrutura, redes enterradas e cobertura. Em Maio de 2008, foram nomeados os membros do Conselho do INL, constituído por três representantes de cada país, e este Conselho nomeou os dirigentes executivos do INL, nomeadamente o Director-Geral e o Director-Geral Adjunto.

Do ponto de vista construtivo as futuras instalações do INL têm exigências técnicas únicas associadas à especificidade e aos requisitos inerentes à actividade laboratorial de nanotecnologia, designadamente em termos de controlo de vibrações e campos electromagnéticos.

Estas exigências têm-se traduzido no dimensionamento de estruturas recorrendo à incorporação de betões de comportamento especial, assim como de armaduras revestidas com epoxi ou de aço inox. No que se refere às exigências impostas à execução das redes de infraestruturas, são utilizados equipamentos electromecânicos, redes de terras e redes de gases com características singulares. Várias técnicas construtivas estão a ser realizadas nesta obra pela primeira vez em Portugal.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Preparações para a Invasão Alienigena - Grupo 2

Este último mês aprimoramos o nosso processo de clonagem e bio-mutações, os nossos modelos começaram então a ganhar finalmente uma pele, referimo-nos obviamente ao processo de texturação

Perdemos bastante tempo a coleccionar imagens para fazer as texturas e a criar algumas nossas, como cicatrizes, apesar de o processo de texturação se revelar muito mais longo (computador demasiado lento para "o desdobramento" do modelo) e mais dificil do que previsto, conseguimos fazer texturas minimamente aceitaveis, mais especificamente, o Desentropiador está praticamente todo texturado (faltam as roupas) e os Aliens vão no bom caminho, o OTM e Pidunfo estão ainda numa fase muito inicial

A partir de agora, devido a aquisção de novo hardware por parte do zé, esperamos acelerar o ritmo de trabalho significativamente, começamos ainda a produção de cenários, infelizmente tivemos o infortúnio do ficheiro da entrada do covil se ter corrompido... ficamos então apenas com partes do interior da nave alien feitas

Não fizemos tanto como era suposto este periodo, mas aprofundamos e ganhamos prática na area das texturas que era o objectivo deste periodo, esperamos animar ainda uma pequenina cena para a apresentação, iniciando assim os objectivos para o 3º periodo

Além de tudo isto vale a pena referir que melhoramos significativamente o nosso trabalho escrito

sexta-feira, 5 de março de 2010

Grupo 4 - Nanotecnologias - Fevereiro 2010

Durante o mês de Fevereiro, o grupo trabalhou e "moldou" os vídeos que recolheu durante a ida a Braga, mais concretamente ao INL, para que os mesmos se enquadrem da melhor maneira no documentário.
Contactamos o Dr. Vitor Correlo, investigador do grupo 3B's, para uma visita ao centro de investigação localizado no AvePark e após várias trocas de e-mails, a visita ficou agendada para o mês de Março.
No blog, colocamos também um post bastante interessante sobre o grupo 3B's (entre outros). Explica como surgiu, o seu modo de funcionamento e o seu centro de investigação.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Grupo 3 - Casa Ecológica [Relatório de Fevereiro]

Neste mês de Fevereiro tivemos focados principalmente em publicar post's no nosso blogue, mas já estamos relativamente avançados no que toca ao desenvolvimento do trabalho sobre perdas energéticas numa casa.

No blogue, os post's publicados foram essencialmente na área da Tecnologia e da Economia ligadas a uma casa ecológica. Em destaque o "funcionamento das Bombas de Calor" e "as Torres Eólicas Iranianas". Como estava programado, criamos e desenvolvemos o nosso blog dentro do limite estipulado.

Relativamente ao trabalho de apresentação, concluímos a pesquisa e iniciamos a elaboração da apresentação.

Grupo 5 - Fevereiro de 2010

Nas primeiras semanas do mês concentramo-nos na divulgação do site através da internet. Primeiramente, enviamos um e-mail a todos os nossos contactos com uma mensagem relativa ao nosso projecto. Depois, criamos uma conta na rede social "Facebook" e "Twitter".

Depois, melhoramos ainda o site, torando-o mais interactivo e divertido. Nesse sentido, criamos um compartimento chamado "Jogos" ao site, ao qual já adicionamos um questionário e um puzzle. Adicionalmente, também fizemos vários "posts" com jogos relativos às obras na escola no blog.

Se seguida, focamo-nos mais na evolução das obras, apesar ainda não termos conseguido aceder-lhes para as fotografarmos. Para isso, criamos um "slideshow" com as fotos que tiramos este periodo (com uma semana de intervalo entre cada uma). Postamos esse "slideshow" no blog. Contamos fazer mais dos mesmos quando tivermos mais fotografias.

Por fim, já no final do mês, dedicamo-nos à divulgação do site através de panfletos e cartazes, que distribuimos por toda a escola. Estes cartazes foram construidos ao longo deste mês.



Relatório de Fevereiro - Grupo 1

Durante este último mês de Fevereiro concluímos o guião, completando-o com o elenco e a sua caracterização. Para completarmos o elenco falamos com os nossos colegas, desta e de outras turmas, e arranjamos quem nos compusesse a banda sonora do filme.
Neste presente mês de Março iremos começar as filmagens principais para podermos produzir um pequeno trailer do filme que iremos apresentar no próximo período.

Deixamo-vos aqui o provável elenco para o nosso filme:

Elenco:

  • Isabel Pereira (Sara Costa)
  • Bárbara Mendonça (Mariana Pereira)
  • Flávia Ferreira (Sofia Ferreira)
  • Tânia Mendes (Áurea Salgado)
  • Rodrigo (Leandro Lopes)
  • António Santos (Paulo Félix)
  • Rui Teixeira (Luís Barros)
  • Rita Teles (Rita Vale)
  • Advogado de defesa do Sr. David (Carlos Fernandes)
  • Sr. David (Casimiro Ferreira)
  • Sra. Manuela (Filipa Novais)
  • Susana Marques Silva (Catarina Antunes)
  • Tiago (Pedro Miguel)
  • Manuel (Pedro Filipe)
  • Joana (Vânia)